Água passa por todos os tratamentos de qualidade antes de chegar ao consumidor
A Corsan emitiu na tarde desta terça-feira, 10, uma nota de esclarecimento sobre a proliferação de algas que impactam na barragem do Burati, em Farroupilha. Conforme a nota, a Companhia salienta que a água captada da barragem, passa por todos os tratamentos de qualidade com mais de 500 testes diários de amostras feitas nos laboratórios, antes de chegar ao consumidor.
Quanto a proliferação das algas (conhecidas com marrequinhas), está sendo adicionado carvão ativado para garantir a eficácia do tratamento da água. Em casos de qualquer anormalidade, como de coloração, odor ou turbidez, a identificação é feita em tempo real, para que sejam tomadas as providências adequadas imediatamente.
CONFIRA A NOTA ABAIXO
A água captada pela Corsan na barragem Burati, de Farroupilha, conhecida como Casarin, é enviada para a estação de tratamento, na localidade de Nova Sardenha, onde passa por processos de purificação para torná-la potável e com qualidade para consumo.
Somente depois de passar por todos os procedimentos de tratamento e de controle de qualidade, com mais de 500 testes diários de amostras feitas nos laboratórios da Companhia, é que a água é distribuída à população. As amostras passam também pelo Laboratório Central de Águas, localizado em Porto Alegre e que atende os 317 municípios do Rio Grande do Sul abastecidos pela Corsan. São monitorados cerca de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de Potabilidade do Ministério da Saúde e de Agrotóxicos da Secretaria Estadual de Saúde.
Neste momento, devido à presença de algas na barragem, está sendo adicionado carvão ativado para garantir a eficácia do tratamento da água. Em casos de qualquer anormalidade, como de coloração, odor ou turbidez, a identificação é feita em tempo real, para que sejam tomadas as providências adequadas imediatamente.
A Corsan ressalta que está permanentemente à disposição em seus canais de relacionamento com os clientes e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Estão disponíveis o app Corsan (pelo telefone celular), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo número 0800.646.6444.
Assessoria de Comunicação.