Casas foram incendiadas
Uma briga entre grupos rivais na Terra Indígena de Nonoai, no norte do estado, já deixou quatro pessoas feridas com disparos de arma de fogo. O conflito começou no domingo, 16. Casas foram incendiadas.
Conforme informações, o conflito teria iniciado após assembleia para escolha do novo cacique. O atual líder não teria aceitado a decisão e então teve início a disputa armada.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para combater os incêndios que atingiam residências, mas não conseguiu acessar o local devido a bloqueios montados pelos envolvidos.
Diante da escalada da violência, o cacique precisou deixar a reserva. Durante os confrontos, quatro indígenas foram baleados. Um deles foi encaminhado em estado grave ao Hospital de Erechim. Policiais federais, militares e Força Nacional se deslocaram para a área.
É o segundo conflito em terras indígenas registrado neste mês no Rio Grande do Sul. Na Terra do Guarita, em Redentora, no noroeste gaúcho, duas mulheres e três crianças foram agredidas a pedradas, após o assassinato do capitão de um setor da reserva: