Pedidos costumam ser ignorados pelos alunos
Os transportadores de vans escolares de Farroupilha participaram de um curso orientativo promovido pela Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, através do Departamento de Trânsito e Transportes, onde o objetivo foi esclarecer sobre a legalidade da profissão, quais as obrigações da atividade, especialmente pela questão da segurança das crianças transportadas, bem como dicas e cuidados para os motoristas e pais.
Em entrevista à Spaço FM, os transportadores comentaram sobre o encontro e aproveitaram para fazer um apelo aos pais para que orientem e cobrem de seus filhos o uso do cinto de segurança dentro das vans escolares.
Conforme os motoristas, o cinto de segurança não é um comportamento internalizado pelas crianças, mas sim algo passível de escolha, e muitas delas não obedecem o pedido para colocarem o cinto.
Eles salientaram que para a criança utilizar o cinto de segurança é importante que esta seja uma situação imposta a elas pelos pais e não pelo motorista. O maior receio dos transportadores está em um possível acidente, sem falar na infração de trânsito a qual estão sujeitos em uma abordagem, de serem autuados pelo fato do aluno não estar utilizando o equipamento de forma correta.