CCJ da Assembleia aprovou projeto nesta terça-feira
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por sete votos a zero, na reunião desta terça-feira, 24, parecer favorável ao Projeto de Lei que reconhece como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul os saberes tradicionais, o acervo de receitas e as práticas alimentares que constituem a história e a cultura gastronômica italiana dos imigrantes. A autoria é do deputado Pepe Vargas,
O PL de Pepe leva em consideração a formação histórica e cultural do Rio Grande do Sul, profundamente marcada pela presença da etnia italiana desde que os imigrantes aqui aportaram e se fixaram, constituindo famílias, criando núcleos habitacionais e se disseminado por muitos municípios do Estado.
Para o deputado, a tradição italiana trouxe contribuição imensa à diversidade cultural brasileira, entre elas, a alimentação. A cultura como patrimônio imaterial constitui um atrativo turístico. Nos municípios onde predomina a população de origem italiana, nas tradicionais festas de colônias realizadas no meio rural ou nas festas de comunidades religiosas, nos encontros, nas cantinas e no cotidiano familiar, sempre esteve presente a comida típica italiana.