Dez idosos foram retirados do local
Uma clínica geriátrica atuando sem autorização no interior de Taquara foi fechada pelas autoridades locais na última segunda-feira, 2. Segundo a Polícia Civil, o estabelecimento, situado na comunidade de Santa Cruz da Concórdia, mantinha 10 idosos em condições insalubres.
A operação foi realizada pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Assistência Social de Taquara, após denúncias. Uma funcionária da clínica revelou que os idosos dormiam com porcos e galinhas. Além disso, segundo o relato, havia esterco espalhado pelo chão e os moradores não usavam fraldas e ficavam sujos.
De acordo com a Polícia, além de desidratadas, as vítimas apresentavam indícios de desnutrição. O local não tinha água para consumo dos pacientes, a maioria idosos. Conforme a investigação, a propriedade estava há dois dias sem água potável e a orientação do proprietário era para que a água suja de uma piscina fosse usada para o banho das vítimas e também para cozinhar.
Os idosos foram retirados do local de ambulância e passaram por avaliação médica. Eles devem ficar hospitalizados até terem a saúde restabelecida. A polícia afirma ter identificado o responsável pela clínica. No entanto, ele ainda não foi localizado.