Cerimônia ocorreu no Campus da UCS Farroupilha
O Centro de Compras Farroupilha recebeu na tarde desta terça-feira, 9, o selo estadual de Acessibilidade, que visa incentivar a disponibilização nos diferentes espaços, sejam públicos ou privados, de condições adequadas para a circulação de Pessoas com Deficiência (PcD). A solenidade que ocorreu no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Farroupilha, concedeu a entidade o prêmio na categoria bronze e contou com a presença do secretário de Gestão e Governo, Rafael Gustavo Portolan Colloda, representando o prefeito Fabiano Feltrin e o vice-prefeito Jonas Tomazini.
Além de Colloda, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Cristiane Girelli, e o secretário de Habitação e Assistência Social, Jorge Cenci, estiveram na solenidade. Também houve a presença de membros do Poder Público que fazem parte do Comitê Gestor Local para a conquista do selo e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lideranças da Brigada Militar e de entidades representativas da classe.
Nos municípios que aderem ao sistema, é formado um Comitê Gestor local, o qual analisa as condições dos estabelecimentos e envia um relatório para o Comitê Estadual do Sistema, que é quem outorga o selo. “Farroupilha foi, em novembro do ano passado, o primeiro município do Estado a aplicar o checklist com as diretrizes que dão direito à distinção”, observa a presidente do Comitê Gestor Farroupilhense, Débora De Aranha Haupt. Ela destaca que o Centro de Compras Farroupilha, se ofereceu para a avaliação de modo voluntário, o que é uma das normativas do sistema.
Em entrevista à Rádio Spaço FM, o síndico do Centro de Compras, João Carlos Lorenzet, salientou o significado da distinção. “É de extrema honra receber este mérito e, acima disso, poder contribuir com a inclusão das pessoas que necessitam de acessibilidade para locomoção, seja para necessidades do dia a dia ou tempo de lazer”, frisou.