Proposta está em fase de busca de hospitais interessados em realizar os atendimentos
A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trabalha em um projeto para diminuir a demanda reprimida por cirurgias eletivas (não urgentes), consultas e exames com especialistas e também para implantação de aparelho auditivo. A proposta está em fase de busca de hospitais interessados em realizar os atendimentos.
Com isso, a estimativa é realizar cerca de 2,3 mil exames especializados, 660 cirurgias e 12,3 mil consultas com especialistas. Desta forma, também é projetado ampliar de 156 para 186 o número de aparelhos auditivos implantados ao mês. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), com base nas demandas reprimidas em cada especialidade. Ainda não há data prevista para início da ação.
Atualmente, a demanda reprimida é de 7,7 mil cirurgias eletivas para pacientes de Caxias e 2,1 mil para pacientes de outros municípios que precisam realizar os procedimentos em hospitais de Caxias; 10,5 mil exames especializados; e 26,5 mil consultas com especialistas. A iniciativa será custeada com R$ 6.206.155,90 provenientes da Portaria Nº 769 de 28 de junho de 2023, do Governo Federal, por intermédio do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos).