Nos estabelecimentos de saúde o item continua obrigatório
A prefeitura de Caxias do Sul e Carlos Barbosa, na Serra, publicaram nesta sexta-feira, 11, um decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos em seus municípios. Conforme os decretos, a exceção fica por conta dos estabelecimentos de saúde, onde o uso da máscara continua obrigatório.
Em Caxias do Sul, o prefeito Adiló Didomênico considerou as análises da situação epidemiológica da covid-19 no município, a necessidade de adequações aos protocolos vigentes de forma que dialoguem com a situação epidemiológica atual de Caxias, e considerou a existência de interesse local, nos termos do art. 30, inciso I, da Constituição Federal.
Em Carlos Barbosa, o decreto assinado pelo prefeito Everson Kirch apresenta a ótima situação epidemiológica no município, com a diminuição sistemática de atendimentos covid-19 nas unidades de saúde, a cobertura com a primeira dose de 86,9% dos moradores adultos da cidade e de 83,8% com as três doses. Esses motivos contribuíram para a liberação do uso de máscaras na cidade.