Objetivo da atualização é preencher os requisitos internacionais de segurança
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) irá ganhar uma nova versão a partir de junho deste ano. O objetivo da atualização é preencher os requisitos internacionais de segurança. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), condutores não serão obrigados a trocar seus documentos físicos pela nova versão. As alterações estão previstas na resolução 886 de 2021.
A substituição ocorre de forma gradual para novas habilitações ou a medida em que os condutores renovarem ou emitirem a segunda via do documento.
Confira as principais alterações:
A nova versão da carteira de motorista trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir. As informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista também estarão na CNH, assim como possíveis restrições médicas.
O documento vai ganhar mais uma cor. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.
A habilitação mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. A resolução do Contran prevê que o documento poderá ser expedido no formato físico, digital ou ambos. A escolha cabe ao motorista.