Painel foi realizado na manhã deste sábado, durante o programa Spaço Livre
Os três candidatos a vice-prefeito de Farroupilha participaram de um debate durante o programa Spaço Livre da Rádio Spaço FM na manhã deste sábado, 14. Estiveram presentes no estúdio da emissora Emília Frare (Novo), Glória Menegotto (União Brasil) e Thiago Brunet (Progressistas). O debate foi dividido em quatro blocos e teve a mediação de Rogério Portolan. A transmissão ocorreu ao vivo pela 100.9 FM, pelo Facebook e Youtube da emissora e através do aplicativo da Spaço.
O primeiro bloco teve a apresentação dos candidatos por ordem de sorteio, onde cada um deles teve dois minutos para a explanação.
Confira a apresentação de cada candidato por ordem de sorteio:
Glória Menegotto (União Brasil): Bom dia, Rogério, bom dia Emília, bom dia doutor Thiago, bom dia ao nosso futuro prefeito Pedrozo, e a todos os nossos colaboradores. O meu melhor bom dia é para a família da nossa gente, que dorme tarde, levanta cedo, que espera que os políticos sejam honestos e que observem as suas necessidades do dia a dia. Eu sou Glória Menegotto, com formação em Gestão Pública, eu sou uma jovem de 67 anos e sou muito feliz. Eu trago comigo o acúmulo de minha experiência, de grandes marcas que deixei registradas no nosso município, seja no Legislativo, seja no Executivo, seja na Habitação, na Saúde, na Ação Social. Eu creio no possível e porque eu luto muito pela justiça social, pelo desenvolvimento com sustentabilidade, porque o meu compromisso é com Farroupilha. Estou inteiramente livre para trabalhar com responsabilidade na construção de políticas públicas, porque quero ver renascer a história dessa grande cidade. Eu quero dizer que você, cidadão, que está me ouvindo, estamos em ritmo acelerado de mudança, porque somos libertários e julgamos nosso progresso pela nossa coragem e abraçar o que é verdadeiro e não aquela fantasia do que apenas parece ser bom, mas no fundo buscam um olhar só para o seu umbigo. A mudança passa para a responsabilidade dos gestores públicos.
Emília Frare (Novo): Bom dia, Rogério, bom dia aos meus colegas aqui de bancada, a toda a família da Rádio Spaço, o meu bom dia especial para todos os ouvintes da Rádio Spaço, do campo e da cidade. Eu me chamo Emília Mari Frare, tenho 54 anos, a minha trajetória em Farroupilha começou há quase 30 anos, quando eu resolvi vim para cá em busca de melhores oportunidades e eu fui muito feliz e sou muito feliz aqui. Realmente Farroupilha é a terra das oportunidades. Eu sou formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão de Pessoas. Sou casada com Ivanir Verona, mãe do Guilherme Luis Inocencio, muitos me conhecem como a mãe do Gui. Eu entrei na política porque eu não estou mais aguentando ver a forma como a política está sendo conduzida. Nós, que somos a base da sociedade, onde a maioria das pessoas que trabalha, que gera emprego, que gera riqueza, gera renda, eles, na maioria das vezes, não tem as suas vontades respeitadas. Nós estamos na base da pirâmide, enquanto no topo da pirâmide estão concentrados os políticos de carreiras, aqueles que na calada da noite, e como a gente teve essa semana uma experiência, na calada da noite literalmente, quase às 2h da manhã, tomam as decisões que impactam diretamente na nossa vida. E nós não podemos ficar do lado de cá apenas reclamando, nós, cidadãos de bem, precisamos nos envolver literalmente na política. Farroupilha não é diferente, Farroupilha não está apartada do resto do Brasil e do mundo, nós queremos trazer para Farroupilha, eu e o Dário, uma gestão diferente, uma gestão com competência, baseada em competências, e aí o nosso propósito, a nossa missão é essa.
Thiago Brunet (Progressistas): Bom dia, Rogério, bom dia a toda a família Portolan, bom dia às minhas colegas que aqui estão, Glória e Emília, bom dia ao futuro prefeito dessa cidade, Jonas, que está inclusive me acompanhando aqui na sala ao lado. Eu gostaria de me apresentar, dizendo que eu sou Thiago Brunet, médico ginecologista obstetra, pai do Caetano, namorado da Daiane, que estão me escutando e que hoje a maior alegria que eu tenho é quando o meu filho me diz “bom dia” e “te amo, pai”. Isso não tem preço que pague. E eu busco na política exatamente isso, contribuir para que as famílias, para que todos nós tenhamos possibilidade, de através do trabalho, ser feliz, ser completo, ser uma pessoa que a gente pode caminhar com as próprias pernas, que a gente pode trabalhar com os próprios braços, que a gente pode através da nossa capacidade intelectual fazer a diferença, que não dependa de vereador, que não dependa de prefeito, que não dependa de presidente, que seja livre, que seja honesto e que seja feliz. É isso que eu desejo. E, através do meu trabalho, dos mais de 4 mil partos, das mais de 1.500 cirurgias, das mais de 7 mil internações que eu fiz no Hospital São Carlos, eu tenho certeza que nos últimos 10 anos não tem nenhum médico que trabalhou tanto por esse município, não tem nenhum médico que trouxe tanto recurso para o o Hospital São Carlos, inclusive. Não tem nenhum médico que se doou final de semana, madrugada, dia de semana, deixei muitas vezes de ficar com a minha família, muitas vezes de ir viajar, inclusive, para estar do lado do paciente, para fazer jus àquele juramento de Hipócrates que eu fiz lá quando me formei em 2006: a vida sempre em primeiro lugar. E eu sempre vou ser fiel a esse juramento e às pessoas que me acompanham. Muito obrigado.
O segundo e o terceiro blocos foram de perguntas livres entre os candidatos, sendo um minuto para a formulação da questão, dois minutos para a resposta e dois minutos para a réplica. Entre as perguntas realizadas no segundo e terceiro blocos estiveram temas como saúde, obras, ocupação dos espaços públicos, desenvolvimento econômico, infraestrutura, entre outras questões do município.
O último bloco foi de encerramento e considerações finais dos candidatos, por ordem de sorteio, onde o tempo foi de três minutos cada.
O próximo debate na Spaço FM será realizado no dia 28 de setembro com os candidatos a prefeito Dário Micael da Silva (PRD), Jonas Tomazini (MDB) e Pedro Pedrozo (PSB). As eleições 2024 ocorrem no dia 6 de outubro.