Professora foi informada que sua formação não atende o que é exigido para concorrer à vaga
A professora Gabriela Scariot procurou a reportagem da Spaço FM para pedir providências quanto a um requisito no edital do concurso público da prefeitura de Farroupilha. Na vaga para professora de Anos Finais Área 2 – Ciências é solicitado que o candidato tenha licenciatura plena ou outra graduação na área de biologia ou Habilitação em Ciências. Gabriela é formada em Física, um dos eixos da ciência de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (Bncc). Ela explica que questionou o governo municipal e ouviu que sua formação não atende aos critérios, mas não souberam responder com clareza o que seria a habilitação em ciências exigida no edital. A professora declara que a situação é irregular e existem leis municipais que contradizem o que está sendo pedido no edital.
Gabriela quer uma solução, mas até agora não obteve respostas concretas. “Fui atendida pela secretária de Educação [Luciana Zanfeliz], que em um primeiro momento disse que não haveria problema, porque ela entendia que Física fazia parte. Aí depois ela conversou dentro da prefeitura e me retornou dizendo que não é bem assim, que no meu diploma tinha que estar escrito ‘habilitação em ciências’. No edital aparece, mas eles não especificam o que eles entendem por ‘habilitação em ciências’”, afirma.
A reportagem procurou o governo municipal sobre o caso, enviando a reportagem gravada com Gabriela. Em resposta, a fiscal do concurso público, Eliane Trevisol Dal Ponte respondeu que o edital é soberano no que está solicitando. “Lá consta que a pessoa que quer se inscrever tem que ter o ensino superior completo de licenciatura plena na área de biologia ou habilitação em ciência. Tendo essas formações, a pessoa pode se inscrever”, comenta.
Eliane também informa que as dúvidas devem ser esclarecidas com a Fundatec, que realizará a prova. No entanto, Gabriela explica que o prazo para apresentar recursos para a empresa venceu no dia 17 de janeiro, quando aguardava um retorno da secretária. Ela confirma que procurou novamente a empresa para obter uma resposta. Confira as entrevista abaixo.