Categorias definidas foram Música, Artes Plásticas, Folclore, Literatura e Fotografia
A Câmara de Vereadores certificou nesta segunda-feira, 4, cinco personalidades artísticas de Farroupilha com o Certificado Destaque Cultural 2023. As indicações dos nomes partiu da Comissão de Infraestrutura e Bem Estar Social; Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Cultura. Neste ano, as categorias definidas foram: Música, Artes Plásticas, Folclore, Literatura e Fotografia.
A Sessão Destaque Cultural busca reconhecer e prestigiar os esforços artísticos de farroupilhenses nos variados segmentos.
Receberam a honraria:
O Grupo Estradeiro surgiu em 2000, levando para todo Rio Grande do Sul, através da música gaúcha toda a tradição do nosso estado. atualmente a banda é composta pelo seu fundador José Nery, e pelos músicos Lucas Nery, Leonardo Girelli, Ademir Pontel, Willian Zucco, Jaciano Fogaça e Mateus Fonseca.
A escritora e professora Ivone Vendrúsculo, graduada em letras e literatura já esteve presente nas salas de aulas de diversas escolas de Farroupilha na esfera municipal, estadual e particular. Em 2015 lançou seu primeiro livro, Caravaggio, 50 anos de Trabalho e Fé, o qual retrata a origem e construção do Santuário de Caravaggio. Ela é também integrante da Academia Farroupilhense de Letras onde ocupa o cargo de presidente.
A diretora da empresa Anselmi, Sandra Anselmi que neste ato recebeu a honraria como artista plástica, através da arte têxtil cria projetos que são arquitetônicos. Em 2025, será inaugurada a Casa Anselmi, uma casa totalmente tricotada com mais de 20 mil metros lineares de tricot.
O fotógrafo Luiz Carlos Kuhn, conta a história de Farroupilha através de fotos capturada pelas lentes de suas câmeras. Farroupilha dos anos 60, 70, 80, são alguns de seus registros fotográficos que expressam o desenvolvimento da cidade e a nostalgia de lugares que não mais existem.
O Grupo Folclórico Blauthscschneis Volkstanzgruppe surgiu em 2010, através da dança folclórica, com artistas que difundem toda a alegria que envolve a cultura alemã. O grupo relembra a importância da imigração alemã a qual completa 100 anos no desenvolvimento da cidade e do farroupilhense.