Fumaças das queimadas na floresta amazônica chegaram ao sul do Brasil em meio a onda de calor
A massa de ar quente que há dias deixa o tempo abafado no estado irá atingir força máxima nesta quarta-feira, 10, afirma a MetSul Meteorologia. Isso ocorre por conta de uma corrente de vento nos baixos níveis da atmosfera, que irá acelerar na direção do Estado. Como resultado, a temperatura subirá muito e há expectativa de rajadas de vento o dia inteiro.
A terça-feira, 9, manteve a escalada da temperatura com intenso abafamento em diversas regiões do Estado. A temperatura oscilou ao redor de 30°C em vários municípios, inclusive na Serra Gaúcha. O dia foi cinzento e de forte abafamento. Isso ocorreu porque o mesmo vento que transportou o ar quente carregou a fumaça das grandes queimadas que ocorrem no centro e norte do continente na direção do sul.
Massa de ar quente chega ao seu ápice nessa quarta-feira no Rio Grande do Sul
De acordo com a MetSul, nesta quarta, o vento norte/noroeste acelera na direção do Estado com rajadas moderadas e pontualmente fortes durante o dia. A previsão é de um amanhecer abafado com mínimas entre 22 e 24°C em diversas regiões.
As máximas irão passar de 33°C na grande maioria das áreas com até 38°C no noroeste e norte do estado. Na região metropolitana e nos vales a expectativa é de 35 a 37°C. A exceção será a Campanha e o Sul do Estado que terão máximas ao redor de 18 a 20°C por conta da instabilidade que se aproxima com muitas nuvens e chuva esparsa.
Durante a tarde o ar seco garante a presença do sol e o vento se encarrega de elevar rapidamente a temperatura com previsão de uma tarde escaldante para os padrões de setembro. O ar quente transporta mais fumaça para a região e favorece densa camada de fuligem e fumaça com expectativa de mais um dia de baixa qualidade do ar e céu cinzento em grande parte das regiões.