Comandante do 36° BPM e delegado pedem cuidado ao compartilhar áudios que podem gerar pânico na população
Áudios de suposta ameaça de atentados em escolas de Farroupilha tomaram as redes sociais na noite desta terça-feira, 11, gerando enorme preocupação de pais e de toda a comunidade. A Spaço FM entrou em contato com o comandante do 36° BPM, major Giovani Gomes, e com o delegado de Polícia Civil Éderson Bilhan, que trataram de tranquilizar a comunidade sobre o fato.
Conforme o major Giovani, a Brigada Militar está em constante contato com as diretorias das escolas, pais e professores, e ressalta que as pessoas tomem cuidado com o compartilhamento de áudios que estão criando alarde. “A gente pede calma e, principalmente, a não criação do caos desnecessário e uma desinformação, em um momento que as pessoas recebem informações e não filtram, repassando para grupos, familiares, amigos, sem passar por um canal técnico. Como eu disse, nosso setor de inteligência está trabalhando em nível de Estado, junto com o Ministério Público. Estamos atentos. Pedimos para que se acalmem e não repliquem nenhuma informação que não se tenha certeza, que não se tenha fonte”, ressalta.
O delegado Éderson Bilhan também ressalta que a Polícia Civil está trabalhando de forma integrada em todo o Estado, e pede que as pessoas não compartilhem notícias sem verificar os fatos, o que pode gerar pânico. “Acerca dos boatos envolvendo ameaças à escolas, a Polícia Civil informa que todos os fatos e suspeitas que chegam ao nosso conhecimento estão sendo apurados e investigados. O trabalho em âmbito estadual está sendo feito de forma integrada entre as forças estatais. Portanto, repudiamos as notícias falsas (fake news) e recomendamos o não compartilhamento. Ao invés de compartilhar mensagens que possam gerar pânico, denunciem à Polícia”, ressaltou em nota.