Substância será encaminhada para perícia; Brigada suspeita que se trata da droga K4
O 36º Batalhão de Polícia Militar apreendeu na tarde desta quinta-feira, 20, no bairro Pio X, em Farroupilha, 152 porções de uma substância não identificada. O material apreendido será encaminhado para a perícia, mas a Brigada Militar suspeita que pode ser o entorpecente K4, também apelidado de Papel, uma droga sintética com efeito 100 vezes maior do que o da maconha. A droga estava na posse de um jovem de 19 anos. Ele não foi preso.
O que é K4
Autoridades brasileiras estão, há pelo menos quatro anos, em alerta sobre a droga K4. Como dito, ela é considerada 100 vezes mais potente que a maconha e pode causar danos irreversíveis aos usuários. A nova droga turbinada possui grande poder viciante e destrutivo ao organismo.
O grande desafio das polícias em todo o país tem sido rastrear a ação dos traficantes com essa nova modalidade, uma vez que o entorpecente é diluído em folhas de papel, fotografias e outros materiais, o que dificulta o trabalho das fiscalizações.
Outro problema é que o novo formato também facilita o consumo, já que o usuário pode ingerir de forma mais discreta, bastando colocar um pedaço de K4 na boca e deixar a droga ser dissolvida pela saliva.