Competição terá grupo único na primeira fase e começa em maio
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou na tarde desta segunda-feira, 17, o Conselho Técnico para o Gauchão Série A2 2025. Durante o encontro, realizado na sede da FGF, foi definido o formato de disputa da competição. O campeonato tem início previsto para o dia 17 de maio e o término previsto para o dia 31 de agosto. O campeão e o vice da Série A2 garantem o acesso ao Gauchão 2026.
Novo formato de disputa
Após votação dos representantes dos clubes, ficou definida uma nova fórmula de disputa. Na primeira fase, todas as 16 equipes se enfrentam em turno único, com os oito melhores se classificando para as quartas de final. Os últimos dois colocados serão rebaixados para o Gauchão Série B 2026. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.
Como o novo formato prevê 15 rodadas na primeira fase, foi definido em sorteio os oito clubes que terão um jogo a mais como mandantes: Brasil, União Frederiquense, Veranópolis, Santa Cruz, Futebol com Vida, Lajeadense, Novo Hamburgo e Passo Fundo. A tabela da competição será divulgada posteriormente pela Federação.
Os participantes
Brasil de Farroupilha, Aimoré (São Leopoldo), Bagé, Esportivo (Bento Gonçalves), Futebol Com Vida (Viamão), Gaúcho (Passo Fundo), Glória (Vacaria), Gramadense (Gramado), Internacional (Santa Maria), Lajeadense (Lajeado), Novo Hamburgo, Passo Fundo, Real SC (Tramandaí), Santa Cruz (Santa Cruz do Sul), União Frederiquense (Frederico Westphalen) e Veranópolis.