Gran Fonfo New York ocorre em outubro
O município de Bento Gonçalves espera receber no mês de outubro mais de cinco mil pessoas entre atletas e familiares para participarem da etapa brasileira do Gran Fondo New York (Gfny), considerado o maio evento de ciclismo amador do mundo. O evento surgiu em 2011 na maior cidade dos Estados Unidos e rapidamente se difundiu por outros países. Desde o ponto inicial foram 100 edições em 22 nações reunindo mais de 40 mil atletas. Em 2017 a cidade do Rio de Janeiro também foi sede da competição.
A edição no município da Serra Gaúcha será lançada no dia 9 de março em frente a prefeitura e irá ocorrer no dia 16 de outubro. Na oportunidade serão esperados atletas de 120 países.
Considerado um desafio de resistência pessoal, no qual ciclistas amadores e profissionais competem contra os outros, o relógio e, principalmente, seus próprios limites, a prova é executada como um verdadeiro Gran Fondo italiano, com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico e estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários.
A Prova
A partir das 7h do dia 16 de outubro, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves assistirá à largada da primeira edição gaúcha do desafio. O trajeto passará por Farroupilha, Garilbaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, retornando à Bento Gonçalves. O resultado deste evento para a comunidade de Farroupilha, será a lotação dos hotéis e um grande número de pessoas nos nossos restaurantes e no comércio. Serão duas opções de percurso.
O longo tem 146 quilômetros, computando 3.217 mil metros acumulados de altimetria. Especialmente desenhado para atletas que amam desafios, com subidas íngremes e descidas técnicas com trechos de paralelepípedos e de terra – com paisagens de tirar o fôlego.
O outro trajeto é o de meio-percurso que conta com 83 quilômetros a serem percorridos com 1.754 mil metros de altimetria acumulada.
O secretário de Turismo do município, Rodrigo Parisoto, salientou a importância do evento para toda a Serra Gaúcha.