Cidades da região estão entre as mais afetadas pelas enchentes
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), chegou neste domingo, 10, em comitiva ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (Psdb), e de ministros do governo federal, em municípios do Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas. Durante a passagem, ele foi ao hospital de campanha de Roca Sales e faz uma caminhada pela região para analisar os estragos do evento climático.
Participam da comitiva de Alckmin a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, além dos ministros da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nísia Trindade; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
Em seguida, Alckmin se dirigiu até Muçum e ao lado do prefeito da cidade, Mateus Trojan, fez um balanço presencial da destruição no município. Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem à Índia para participar do G-20, a presença do governo federal no Rio Grande do Sul passou a ser cobrada. O balanço mais recente da Defesa Civil Estadual aponta 43 mortos pelas fortes enchentes no RS. Os desaparecidos seguem sendo 46, a maior parte em Muçum (30), e depois em Lajeado (8) e Arroio do Meio (8).
O informe mostra ainda que o número de feridos mais do que dobrou: foi de 224 para 452. Ao todo, o estado tem 88 municípios com registros de danos pelas chuvas, com 4.010 desabrigados e 12.381 desalojados. Desde o início dos trabalhos, 3.130 pessoas já foram resgatadas.