Ico Charopen, como é conhecido, concorreu à reeleição em 2020 e recebeu apoio de diversas pessoas e entidades
O ex-prefeito de Santana do Livramento, Solimar Charopen Gonçalves (PDT) ou Ico Charopen, como também é conhecido, está sendo investigado pelo suposto esquema de recebimento de propina para manter contratos com uma empresa terceirizada das áreas da saúde e educação nos municípios de Bagé e Santana do Livramento, após o empresário Giovani Collovini divulgar um repasse de até R$ 40 mil por mês para sua empresa que administrava as áreas da saúde e educação das cidades.
De acordo com o Ministério Público (MP), Gonçalves, que hoje é assessor de um deputado federal, recebia mesada para manter contrato com a entidade em Santana do Livramento. O suposto esquema envolveu também o aluguel de uma casa de praia. No depoimento, o delator alegou ainda que o ex-prefeito de Livramento, Solimar Gonçalves, era cargo de confiança do deputado estadual Luiz Augusto Lara (PTB), irmão do prefeito de Bagé, Divaldo Lara.
O esquema teria causado um prejuízo de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos. Além das propinas, o Ministério Público (MP) investiga um possível “cabide” de empregos para apadrinhados políticos.
Embora Gonçalves tenha sido alvo de investigações anteriores, concorreu à reeleição em 2020 e recebeu apoio de diversas pessoas e entidades.