Gaúcha tornou-se um ícone da beleza mundial em 1963
A primeira brasileira a vencer o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, morreu, aos 80 anos, nesta segunda-feira, 22, em Gramado. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi confirmada pela filha Fernanda Vargas ao portal G1.
Aos 55 anos, sofreu um AVC que comprometeu a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Após ficar viúva em 2009, mudou-se para Gramado.
Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda tornou-se um ícone da beleza ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963. Ela alcançou a coroa de Miss Universo, aos 18 anos, em Miami Beach, nos Estados Unidos.
Seu reinado terminou em 1º de agosto de 1964, quando passou a coroa para a sucessora, a grega Corinna Tsopei, durante o Miss Universo daquele ano. Viveu por um período em Miami e, em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, também falecido, com quem teve dois filhos.
Depois disso, retornou a Porto Alegre e optou por uma vida reservada, sem seguir carreira artística, participando apenas de alguns eventos nacionais e internacionais como convidada especial.
