As joias foram idealizadas pelo designer e estilista Carlos Bacchi
Na noite deste sábado, 9, a Vila Dei Troni, em Caxias do Sul, foi palco da apresentação oficial das coroas da 35ª Festa Nacional da Uva. O evento reuniu autoridades, convidados e apoiadores em uma cerimônia marcada por emoção, cultura e pertencimento.
Um dos momentos mais marcantes foi a entrada de representantes de cortes passadas — Lisana Schumacher Bertussi (1969), Maria Signori Neselo (1972) e Deliz de Zorzi (1989) — que entregaram as coroas à corte atual, composta pela rainha Lizandra Mello Chinali e princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. O ato simbolizou a continuidade do legado da Festa.
Assinadas pelo designer caxiense Carlos Bacchi, as coroas têm design moderno e minimalista. Feitas em metal com banho de ouro, cada peça tem inspiração na geografia da Serra Gaúcha e nos parreirais da região. “Reduzimos adornos para valorizar o principal, que são o material e a forma. A estrutura em metal fala da força da nossa indústria, da base que sustenta a cidade. E o banho de ouro traz nobreza, brilho e identidade. Pesquisei bastante, estudei muito as joias de outras edições, mas quis fazer algo que fosse digno da corte de uma festa tão tradicional e imponente e ao mesmo tempo também fosse um trabalho autoral. Uma homenagem a nossa cultura e ao nosso chão”, explicou Bacchi.
A confecção contou com o trabalho coletivo da Indústria Metalúrgica Rubizza (estrutura), Laiko Metais (banho de ouro) e Solda Tech (soldagem). “É uma obra de arte coletiva, que emociona e representa todos nós”, destacou Paula Viezzer, Diretora Social da Festa.
As coroas serão destinadas às futuras soberanas no evento de escolha da Rainha e Princesas, marcado para 23 de agosto no Ginásio do SESI, com show do cantor Vitor Kley.