Cerimônia ocorre na próxima segunda-feira
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Farroupilha, será reconhecida nacionalmente por sua atuação na área de Educação Profissional e Tecnológica. A unidade é uma das instituições contempladas na primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, concedido pelo Ministério da Educação, e receberá a honraria na próxima segunda-feira, 11, em Brasília (DF). A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana.
A premiação tem abrangência nacional e visa reconhecer o trabalho de entes federativos, escolas, educadores e estudantes das redes públicas estaduais, municipais e distrital que se destacaram por contribuir com o avanço da qualidade da educação básica. Conforme o ministro Camilo Santana, o prêmio é um reconhecimento a quem atua diretamente no fortalecimento da educação pública. “Vamos reconhecer os esforços das redes de ensino em atingir as metas de vagas em creches, de alfabetização, da oferta de escola em tempo integral e ensino profissional, para estimular o trabalho de diferentes atores na melhoria da educação básica”, afirmou.
Instituído pelo Decreto nº 12.521, publicado no Diário Oficial da União em 24 de junho, o Prêmio MEC contempla diversas categorias, como Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Enem, Educação em Tempo Integral e Educação Profissional e Tecnológica — categoria na qual a EMEF Santa Cruz será condecorada. Os vencedores recebem um troféu de reconhecimento e valor em dinheiro, com critérios e detalhes técnicos a serem definidos em normativo próprio do MEC.
Em entrevista à Rádio Spaço FM, a diretora da instituição, Fernanda Aguiar, e a secretária de Educação de Farroupilha, Luciana Zanfeliz, celebraram a conquista.