Artista visual também divulgou sua exposição em Caxias do Sul
O artista visual Tiago Gasperin, natural de Farroupilha e atualmente morador de Porto Alegre, está concorrendo ao Prêmio Pipa 2025, uma das principais premiações de arte contemporânea do Brasil. Gasperin participa da categoria Pipa Online, que tem votação pela internet. O público pode votar até domingo, 10, por meio deste link (clique aqui).
Para validar o voto no primeiro turno, é necessário escolher no mínimo três artistas. Já no segundo turno, basta votar em apenas um nome. Os dois mais votados ao final da etapa recebem uma premiação em dinheiro como incentivo ao trabalho artístico.
Gasperin é graduado em Design Gráfico pela Fadergs e cursa o bacharelado em Artes Visuais na Ufrgs. É também correalizador do projeto Beirada, ao lado da artista Marcela Futuro, com quatro edições realizadas em Porto Alegre. Suas obras exploram as fronteiras entre corpo, espaço urbano e performance, com forte crítica às convenções sociais e à definição de arte.
Em cartaz em Caxias do Sul
Paralelamente à votação no Prêmio Pipa, Tiago Gasperin apresenta a exposição individual “Sinalizar/demonstrar/algo está ali”, em cartaz até 31 de agosto, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul. A mostra reúne sete trabalhos desenvolvidos desde 2022, quatro deles inéditos, e integra a programação da 18ª Semana da Fotografia.
A exposição desafia noções pré-estabelecidas de função, espaço e arte, utilizando objetos do cotidiano para propor novos olhares sobre a organização social. A programação inclui também as oficinas “Toda medida é uma ficção” e “O que é arte? Como se proteger?”, que serão ministradas no dia 22 de agosto pelo próprio artista.
Créditos: Divulgação / Tiago Gasperin