Incidente aconteceu na noite desta quarta-feira
Um princípio de incêndio foi registrado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, por volta das 22h30 desta quarta-feira, 2. A ocorrência aconteceu na área onde ficam os estabilizadores e nobreaks, máquinas responsáveis pela reserva e fornecimento de energia da instituição de saúde.
Conforme a direção da Unimed, as chamas foram rapidamente controladas pela equipe interna de combate a incêndio, com o apoio do Corpo de Bombeiros. No entanto, a fumaça se espalhou e atingiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Bloco B, onde 32 pacientes foram removidos para outra ala do complexo.
Em entrevista à Spaço FM nesta quinta-feira, 3, o presidente da Unimed, André Leite, confirmou que o incêndio afetou o sistema de energia e, por esse motivo, todas as cirurgias agendadas para esta quinta-feira, 3, foram suspensas, bem como procedimentos como endoscopias e colonoscopias.
O presidente tranquilizou os usuários do plano, afirmando que atendimentos urgentes serão realocados para outras alas, sem qualquer prejuízo à assistência prestada e sem necessidade de transferências externas. Ele salientou que o funcionamento do plantão e do setor de emergência permanece inalterado.
A direção da Unimed Serra Gaúcha emitiu uma nota de esclarecimento sobre o incidente.
NOTA À IMPRENSA
03/07/2025, às 7h40
Na noite desta quarta-feira (2), por volta das 22h, foi registrado um incêndio na área dos geradores, localizada no Bloco A do Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha, no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A situação foi prontamente controlada pelas equipes de brigadistas do hospital, com o apoio imediato do Corpo de Bombeiros.
O fogo foi contido rapidamente, sem propagação para outras áreas. No entanto, houve formação de fumaça, que atingiu alguns setores. Como medida preventiva, os pacientes da UTI foram removidos com segurança e realocados para outras alas, sem qualquer prejuízo à assistência prestada e sem necessidade de transferências externas. Todos os pacientes internados seguem recebendo atendimento normalmente.
Os esforços estão concentrados na recuperação dos sistemas afetados, com prioridade para o restabelecimento pleno das operações. Em função do ocorrido, os procedimentos eletivos agendados para esta quinta-feira, 3, incluindo cirurgias nos blocos A e B, endoscopias e colonoscopias, estão suspensos.
A Unimed Serra Gaúcha agradece a atuação exemplar dos brigadistas, do Corpo de Bombeiros e das equipes médicas, assistenciais e operacionais, cuja pronta resposta garantiu a segurança dos pacientes e a continuidade do cuidado, sem danos à assistência.
Unimed Serra Gaúcha