Ele palestrou para cerca de 800 professores em Farroupilha
O doutor e mestre em educação, Guto Niche, palestrou para cerca de 800 professores nesta quarta-feira, 12, em preparação dos docentes para o início do ano letivo de 2025 em Farroupilha. Com o tema ‘A educação para o sentido e o sentido da educação’, o palestrante motivou os professores para o início de mais uma jornada escolar.
Guto Niche ressaltou que o mundo está vivendo uma cultura digital onde as tecnologias acabam tirando o tempo do aprendizado para leitura e ao estudo propriamente dito. O uso exagerado das redes sociais e outros aplicativos acabam tomando o tempo das pessoas em outras formas de viver e afastam do letramento. Segundo o palestrante, as informações chegam de forma acelerada e os professores ficam sem a curadoria para fazer esse letramento.
Sobre o uso da Inteligência Artificial (IA), Niche salientou que ela auxilia na potencialidade da aprendizagem dos alunos e professores, no entanto o risco não está na IA, e sim na Inteligência Humana, que está cada vez menor em razão dessa falta de letramento. Na IA não necessita de curadoria para avaliar as respostas, porém na Inteligência Humana é necessário um conhecimento elevado da capacidade humana. “A preocupação não deve ser com a Inteligência Artificial, e sim com a Inteligência Humana, que está cada vez pior”, justificou.