Evento ocorre entre os dias 7 e 23 de março, nos Pavilhões da Festa da Uva
Caxias do Sul está nos preparativos para a quarta edição da Festa das Colheitas. Organizada pela Comissão da Festa da Uva e Feira Agroindustrial, a Festa faz parte do calendário oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana, celebrando a colheita e homenageando a agricultura familiar. Essa edição tem como lema “A cultura italiana transformada em festa”. O objetivo é promover o reconhecimento e a preservação da cultura e da história dos imigrantes italianos, ao mesmo tempo que apresenta elementos contemporâneos, permitindo que diversas gerações participem das atividades. “A gente vai encontrar uma festa bem italiana. As pessoas vão encontrar desde o cenário, ambientação, a cozinha da nona, uma exposição dos 150 anos da imigração italiana. Esse é um tema muito forte”, destaca Carla Pezzi, diretora executiva da Comissão Comunitária da Festa da Uva, que organiza o evento.
A festa é um evento gratuito e ocorre entre os dias 7 e 23 de março, nas sextas-feiras, sábados e domingos, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Com expectativa de um público de 80 mil visitantes, que encontrarão 30 famílias de agricultores, 60 expositores e 20 pontos de gastronomia, além de espaço para as vinícolas e diversas atrações artísticas e culturais, é considerado o segundo maior evento comunitário do município. A terceira edição do evento, realizada em 2023, reuniu 41 mil pessoas, contando com 50 expositores, 20 famílias de agricultores e 15 pontos de gastronomia.
O evento é baseado em sete pilares: “La Nostra Stòria”, ligando o aniversário imigração e sua relação intrínseca com a agricultura familiar; “La Nostra Tera”, onde os saberes do manejo do cultivo e do conhecimento popular são reverenciados; “La Nostra Cosina”, homenagem à gastronomia típica familiar; “La Nostra Gente”, que promove a convivência em comunidade celebrando a memória oral, o conhecimento popular e o capital humano e artístico; “La Nostra Léngoa”, valorizando o Talian; “Le Nostre Man” celebrando o artesanato; e “Le Nostre Racolte”, enfatizando a colheita ao aproximar os visitantes do produtor rural.