Votação pode ser feita pelo WhatsApp, site e aplicativo
Eleitores da Serra poderão determinar, de forma democrática, quais propostas elencadas pela Consulta Popular farão parte do Orçamento do Estado para 2025. O processo de votação ocorre até as 23h59 desta sexta-feira, 6, e está aberto para qualquer cidadão com título e domicílio eleitorais na região de abrangência dos respectivos Conselhos Regionais de Desenvolvimento.
Conforme o integrante do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), GIlberto Galafassi, a votação é feita através do portal consutapopular.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 3210-3260. Ele salienta que o eleitor poderá votar em apenas uma das seis sugestões elegíveis. Galafassi solicita que a comunidade apoie a proposta 2, que cria o aplicativo “Serra Gaúcha” para acessar informações sobre a oferta turística de cidades, atrativos e estabelecimentos.
Como votar?
Os eleitores só poderão votar em apenas uma das seis propostas presentes na cédula. As quatro mais votadas serão contempladas com os recursos, que neste ano serão de R$ 1,7 milhão para a Serra. Para votar, o eleitor poderá escolher entre o site consultapopular.rs.gov.br ou via WhatsApp (51) 3210-3260. Em ambos os casos, basta utilizar o nome e o número do título eleitoral para ter acesso à cédula virtual.
Basta, então, selecionar o projeto de sua escolha, marcar e enviar. Uma terceira forma é via aplicativo offline, que será operado por pessoas cadastradas pelo Corede. Nesse caso, é preciso baixá-lo no Google Play (Android) ou na App Store (Apple) para ter acesso a uma urna cujo ingresso se dará através de um PIN e de uma senha enviados para o telefone por SMS.