Médicos avaliaram que o caso não é grave
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico em Brasília no último sábado, 19, e teve um ferimento na cabeça. Com isso, a viagem que ele faria à Rússia na tarde deste domingo, 20, foi cancelada. Conforme o boletim médico, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês da capital federal com um “ferimento corto-contuso em região occipital” – ou seja, um corte na nuca.
Os médicos avaliaram que o caso não é grave. Mas, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração. O Itamaraty confirmou, em nota, que Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, vai chefiar a delegação brasileira na cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia.
“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal nesta semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, informou a Presidência da República.
Lula tem 78 anos. Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, o presidente fez uma artroplastia total do quadril direito – uma cirurgia para substituir, por uma prótese, a cartilagem desgastada naquela região do corpo. Há poucas semanas, quando o procedimento completou um ano, ele passou por exames de revisão.