Aviário de Anta Gorda teve foco de Doença de Newcastle confirmada
Um aviário de Anta Gorda, no Vale do Taquari, foi identificado com um foco da Doença de Newcastle, segundo o Ministério da Agricultura. Após o diagnóstico, sete mil aves precisarão ser sacrificadas. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo após análises.
A Doença de Newcastle contamina aves domésticas e silvestres através de um vírus. A doença apresenta sinais respiratórios, seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça.
A investigação epidemiológica do caso foi conduzida pela Secretaria Estadual da Agricultura. A Doença de Newcastle exige medidas rigorosas de controle e erradicação para evitar a disseminação do vírus. Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006 nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
O Plano de Contingência de Influenza Aviária e Doença de Newcastle inclui eliminação e destruição de todas as aves do estabelecimento, limpeza e desinfecção do local e interdição imediata do estabelecimento avícola. Para garantir a contenção do surto, será realizada uma investigação epidemiológica complementar em um raio de 10 quilômetros ao redor da área de ocorrência do foco.
O Ministério da Agricultura afirma que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece seguro e sem contra indicações.
