Acesso a comunidade foi bloqueado para agilizar o serviço de reconstrução
A Prefeitura de Farroupilha, em conjunto com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, intensificou as ações de resposta e levantamento de danos após o fenômeno climático que atingiu o município na tarde de terça-feira, 23, agora oficialmente classificado como tornado pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual.
A confirmação ocorreu após análise técnica de imagens e avaliações realizadas por profissionais do Departamento de Gestão de Riscos e do Centro de Monitoramento. Os registros aéreos feitos na comunidade de Vila Rica, local mais afetado, evidenciam que os destroços foram lançados em múltiplas direções, característica típica de tornados. Segundo meteorologistas, os ventos ultrapassaram 100 quilômetros por hora.
Na manhã desta quarta-feira, 24, o prefeito Jonas Tomazini voltou a localidade onde concedeu uma entrevista para a Rádio Spaço FM e atualizou as informações sobre o desastre. Em Vila Rica, cerca de 20 moradias foram destelhadas, e danos mais severos foram registrados na Escola Municipal José Chesini, que sofreu destelhamento quase total e alagamentos internos. Houve ainda registros de quedas de árvores e de fiação elétrica sobre vias públicas.
Segundo o prefeito, apesar da gravidade dos estragos, não houve feridos. As famílias afetadas foram acolhidas por parentes e vizinhos, não havendo necessidade de abrigos públicos. Ele destacou que a maior parte das residências sofreu destelhamento, mas não há indícios iniciais de comprometimento estrutural das casas, mas uma avaliação mais minuciosa será realizada ao longo desta quarta.
O prefeito também informou que galpões agrícolas e coberturas utilizadas para guardar máquinas e veículos foram totalmente destruídos. Já em relação aos parreirais, não há informações de queda ou danos significativos até o momento.
Tomazini frisou que a escola foi totalmente destelhada e que uma operação da Secretaria de Educação já foi realizada para a retirada de todos os equipamentos, bem como livros e mobiliário do local. Grande parte dos materiais foi levado para a escola de Linha Paese. Ainda de acordo com o prefeito, em uma avaliação inicial, a estrutura das paredes não foi comprometida, apenas o telhado que será reconstruído.
Além de Vila Rica, equipes municipais e estaduais atuaram em ocorrências na Rua Pedro Antonello, no acesso ao bairro Primeiro de Maio, na comunidade de São Luiz e no bairro Imigrante, onde também houve destelhamentos pontuais.
A Defesa Civil Estadual permanece em apoio ao município para medidas de gerenciamento do desastre e acompanhamento das instabilidades, que seguem previstas ao longo desta quarta, com possibilidade de chuva moderada a forte em diversas regiões do estado.
O Corpo de Bombeiros de Farroupilha também está no local e alerta que a comunidade de Vila Rica foi isolada para o trabalho das equipes da prefeitura, da RGE e Defesa Civil. O comandante dos Bombeiros, Geomir Alan Dá Cas, frisou que a Brigada Militar (BM), montou barreiras para um acesso restrito até a comunidade.
A Defesa Civil de Farroupilha alerta a população sobre os riscos de realizar manutenções por conta própria em locais atingidos. Em casos de destelhamento, deve-se evitar subir em telhados, para prevenir acidentes como quedas ou o risco de pisar em materiais soltos.
Em caso de necessidade, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (54) 99957.3812 ou com o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193, aguardando a chegada das equipes com equipamentos adequados.
