Ricardo Fabris de Abreu alertou sobre a presença de um veículo e pedestres próximos à pista durante a operação
Um voo da Azul que partiu de Viracopos, em Campinas, precisou arremeter no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, nesta terça-feira, 19, devido a ventos fortes. A aeronave Airbus A320neo seguiu para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, onde pousou em segurança e desembarcou os passageiros normalmente. Em nota, a Azul afirmou que medidas como a arremetida são padrão na aviação e visam garantir a segurança das operações. A companhia destacou que os passageiros impactados receberam assistência e foram reacomodados via transporte terrestre.
De acordo com o diretor do aeroporto de Caxias do Sul, Cleberson Babetzki, a aeronave realizou duas tentativas de pouso por volta das 9h50 sem sucesso, e o procedimento de arremetida é sempre decidido pelo comandante durante a aproximação. Apesar do vento forte, os voos programados para o dia seguiram confirmados. O ex-vice-prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris de Abreu, denunciou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e cobrou explicações da prefeitura e da administração do aeroporto sobre a presença de um veículo e pessoas próximas à pista durante a tentativa de pouso. Segundo ele, a situação representou risco à segurança da operação.
Nota da Azul
“São Paulo, 19 de agosto de 2025 – A Azul informa que o voo AD2732 (Viracopos-Caxias do Sul) desta terça-feira, dia 19, em procedimento padrão e previsto na aviação, precisou arremeter ao tentar pousar no aeroporto de destino, por conta das condições climáticas adversas. A aeronave alternou para o aeroporto de Porto Alegre, onde pousou em total segurança e o desembarque dos Clientes aconteceu normalmente.
Os Clientes impactados receberam a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram reacomodados via terrestre. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.”