Comitiva da Serra Gaúcha participa de diversas agendas em Brasília
A jornada das lideranças da Região Nordeste do Rio Grande do Sul teve início na Capital Federal na manhã desta terça-feira, 28. Por volta das 8h, os integrantes da comitiva estiveram reunidos com a bancada gaúcha. Na sequência, foram até o Ministério do Turismo, onde participaram da primeira agenda oficial em Brasília.
No primeiro encontro foi apresentado ao grupo o Plano de Ação 2023, onde constam as demandas dos municípios com a espera federal. Esse documento é derivado do projeto especial “Agenda Eleições 2022”, construído pelo MobiCaxias em conjunto com gestores municipais da região. A estratégia é dividida em seis eixos. São eles: saúde, instraestrutura regional, desenvolvimento econômico e sustentável, educação, turismo e gestão pública e segurança.
O prefeito de Farroupilha e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), Fabiano Feltrin, é um dos coordenadores do grupo. Ele destacou a importância das pautas serem expostas ao novo governo federal. Feltrin entende que esse movimento é fundamental para dar avanço na busca de recursos para região.
Após o alinhamento, a comitiva foi recebida no Ministério do Turismo. Neste eixo, duas demandas foram elencadas. O auxílio para que a Serra Gaúcha possa implementar estratégias de Destinos Turísticos Inteligente por meio da disponibilização de recursos para fomentar o turismo e a cadeia produtiva. Além disso, firmar novos acordos de cooperação para desenvolvimento do trade e novos roteiros para região.
A manhã desta terça-feira encerrou com a participação de todos os integrantes na reunião da embaixada africana, conduzida pelo Decano Embaixador de Camarões, Martin Mbeng. Durante a tarde, a comitiva seguiu em visita aos três senadores gaúchos: Luis Carlos Heinze, Hamilton Mourão e Paulo Paim. Também foram feitas visitas na câmara federal.
O principal destaque ficou para o início da noite, quando as lideranças da Serra Gaúcha foram recebidas pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Entre as pautas, o apoio e alinhamento com o vice presidente e ministro para os projetos do aeroporto de Vila Oliva e do porto de Arroio do Sal. Também foram abordadas a pauta da saúde e o incentivo para as empresas gaúchas exportarem seus produtos. As agendas seguem em Brasília nesta quarta e quinta-feira.