Evento encerra neste domingo, 8, com desfiles, shows nacionais e atrações culturais
O último fim de semana da 35ª Festa Nacional da Uva 2026 terá uma programação intensa de atrações culturais, gastronômicas e musicais. O evento, que começou no dia 19 de fevereiro, se encerra neste domingo, 8 de março. O ingresso de acesso ao parque permanece a R$ 30.
A festa celebra a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana e das demais etnias que ajudaram a formar o município. O tema desta edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, além de destacar os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa da Uva.
Durante o evento, o público pode visitar espaços de feira de compras, artesanato, gastronomia e agroindústria familiar, além de acompanhar diversas apresentações culturais e artísticas no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos. Entre as atrações permanentes estão o Brinde no Mirante, visitação ao Museu do Videogame, Planetário Aurora, Parque de Diversões, Pisa da Uva e a tradicional Roda de Chimarrão aos domingos.
A programação musical também é um dos destaques deste fim de semana. Nesta sexta-feira, sobe ao palco a dupla Henrique & Juliano.
No sábado, 8, das 10h às 13h, o público poderá acompanhar o tradicional Saguzaço, preparado ao vivo no Palco da Experiência. Já às 14h ocorre a final dos Jogos Coloniais, na Rua Sinimbu, em frente à Catedral. À noite, a Arena Multicultural recebe dois grandes shows nacionais: o cantor Alexandre Pires com o projeto Pagonejo, e a dupla Matogrosso & Mathias, a partir das 23h.
No domingo, 8, às 16h, acontece o tradicional Desfile Cênico Cultural na Rua Sinimbu, uma das atrações mais prestigiadas da festa. O encerramento musical ocorre às 18h, na Arena Multicultural, com shows de Rainha Musical, San Marino e Tchê Garotos.
A expectativa é de grande público para marcar o encerramento de uma das maiores festas comunitárias do Brasil. A programação completa pode ser conferida no site www.festadauva.com.br/programacao.
Serviço:
O que: Festa da Uva 2026
Quando: 19 de fevereiro a 8 de março
Onde: Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos
Horários:
Segunda a Quinta: 14h às 22h
Sextas-feiras: 14h às 23h
Sábados: 10h às 23h
Domingos: 10h às 22h
Ingressos para acesso ao Parque de Eventos: R$ 30
Shows nacionais possuem valores diferenciados
Fotos: Débora Debon Portolan/Spaço FM
