Crime aconteceu em 2020 e vítima morreu
A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira, 27, em Caxias do Sul, um homem, de 26 anos, acusado de envolvimento em um linchamento em Nova Prata.
O crime aconteceu em novembro de 2020. O jovem é suspeito de participar das violentas agressões contra Arlindo Elias Pagnoncelli, conhecido pelo apelido “Zinho”, que não resistiu aos graves ferimentos.
A investigação conduzida pela Polícia Civil culminou com a identificação e indiciamento de 13 pessoas envolvidas no crime. Parte desses suspeitos acabaram presos preventivamente ainda naquele ano. O foragido foi encaminhado à delegacia e, posteriormente, conduzido ao sistema penitenciário.
O crime
De acordo com a Polícia Civil, no dia 8 de novembro de 2020, às 22h30, Zinho foi acusado de importunar sexualmente uma jovem de 21 anos e uma adolescente, 14, nas proximidades da praça central de Nova Prata. A acusação foi contestada pela investigação da polícia. Familiares das jovens começaram a agredir o homem, que conseguiu se desvencilhar.
Em um segundo momento, os familiares mobilizaram outras pessoas que estavam na região para um segundo ataque contra Zinho, que reuniu cerca de 40 pessoas, na frente da prefeitura. Dentre elas, estavam alguns adolescentes e até mesmo amigos que estavam, horas antes, bebendo com a vítima, segundo a polícia. Zinho ficou internado em estado gravíssimo na UTI do hospital de Vacaria, onde morreu duas semanas depois.