Solenidade ocorreu na sessão desta segunda-feira
A Soprano Eletrometalúrgica recebeu na Sessão Solene desta segunda-feira, 11, a justa homenagem pelos seus 70 anos de fundação, completados no último ano. Representando a empresa, participaram da solenidade o CEO, Cyro Gazola, e o diretor de marketing, Gustavo Boff.
Fundada em 1954, em Porto Alegre, a empresa recebeu o nome Soprano por sua produção inicial de acordeons. Com o passar dos anos, diversificou sua atuação e passou a investir no segmento da construção civil, com ferragens e esquadrias. Em 1972, transferiu-se para Farroupilha, tornando-se a primeira a se instalar na recém-criada Avenida das Indústrias.
Ao longo de sete décadas, a Soprano ampliou sua presença no mercado, consolidando-se como referência em soluções eletrônicas para a construção civil, design de produtos e, mais recentemente, na produção de energia fotovoltaica.
Durante a sessão, vereadores e o prefeito destacaram a importância da empresa para a comunidade farroupilhense, ressaltando a atuação social por meio do Instituto Adelino Miotti, a geração de centenas de empregos, a projeção do nome de Farroupilha para o mundo e a capacidade de adaptação diante de crises.
Em 2024, no ano de comemoração do seu 70º aniversário, a Soprano lançou seu primeiro relatório de sustentabilidade, marcando o início de sua estratégia ESG, baseada em governança, sustentabilidade e acessibilidade.