Novo formato do evento vem sendo aprovado pelo público
O segundo final de semana do Festival do Moscatel ocorreu neste sábado, 13, na vinícola Cave Antiga, comunidade de Rio Burati, terceiro distrito de Farroupilha. O tempo agradável colaborou para o bom êxito do evento, que está sendo realizado em mais de um local devido à pandemia, e contou com excelentes espumantes, música, gastronomia, espaço kids e muita diversão aos presentes.
A edição busca valorizar os produtores da uva moscato e destacar a importância da família, que conta com um espaço kids. Além disso, pets também são aceitos no evento, desde que usem guia.
Em entrevista à Spaço FM, representantes do município e organizadores do festival destacaram o sucesso da edição e repercutiram a grande participação do público.
O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin salientou a importância que o município possui no segmento do enoturismo (atividade turística que se baseia na apreciação do sabor e aroma dos vinhos e tradições de localidades que produzem esta bebida), devido a cidade ser a capital nacional do moscatel.
De acordo com o chefe do executivo, ver as famílias unidas depois de um período intenso de pandemia é uma satisfação muito grande. “Estamos com o menor número de casos desde junho de 2020, faço um apelo para que a população se vacine, só assim poderemos continuar fazendo com que estes e outros eventos sejam possíveis”, destacou.
Para a presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados na Sympla (Afavin), Rosane Cappelletti, o primeiro encontro realizado na Adega Chesini foi bem aceito pela população. “Apesar do tempo ter nos atrapalhado um pouco, foi tudo muito bom, vendemos todos os ingressos”, ressaltou.
Segundo a presidente, todas as vinícolas participantes são associadas à entidade. Rosane também comentou que neste final de semana 250 pessoas participaram da segunda edição, que novamente teve todos os ingressos esgotados.
Para o próximo ano a Afavin planeja manter a edição garden, que visa valorizar eventos ao ar livre junto com o tradicional formato do festival.
O sócio proprietário da vinícola Cave Antiga, João Carlos Taffarel, destacou a importância do evento. “Está sendo um sucesso, não iremos acabar com a edição tradicional, queremos agregar este encontro ao calendário de eventos do município”.
Conforme o empresário, é necessário inovar com o enoturismo. “O cenário é positivo, estamos em um caminho sem volta e precisamos criar e fortalecer as rotas de turismo na região”, concluiu.
A diretora de turismo e eventos do munícipio, Gabriele Azevedo, também comentou sobre o sucesso da primeira edição neste novo formato. “O primeiro evento foi surpreendente, a alegria das pessoas era contagiante”.
Para a diretora, a edição garden é uma tendência e veio para ficar. “Esse novo formato do festival surgiu devido à pandemia, o garden é uma tendência dentro do turismo. Está sendo bem aceito, as pessoas querem ter contato com a natureza”, afirmou.
Gabriele também convidou a comunidade para participar da terceira e última edição deste ano, que ocorre no próximo sábado na vinícola Cappelleti, às 15h. Os ingressos custam R$ 30 por pessoa e dão direito a uma taça de espumante ou vinho moscato e estão à venda na Secretaria de Turismo.
Créditos:Gabriel Marchetto Créditos:Gabriel Marchetto Créditos:Gabriel Marchetto Créditos:Gabriel Marchetto Créditos: Gabriel Marchetto Créditos: Gabriel Marchetto Créditos Gabriel Marchetto Créditos: Gabriel Marchetto Créditos Gabriel Marchetto Créditos Gabriel Marchetto Créditos:Gabriel Marchetto Créditos Gabriel Marchetto
Confira as entrevistas abaixo