Flávia Zanfeliz salienta que é um modelo de organização escolar
Uma mãe da Localidade de Linha Paese, interior de Farroupilha, identificada como Luana, encaminhou à Spaço FM, na manhã desta sexta-feira, 14, durante o programa Panorama, um questionamento sobre o agrupamento dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Paese, em séries multisseriadas.
A mãe relata que: “Estão juntando praticamente todas as turmas da escola, para prefeitura economizar com professores. A direção juntou alunos do pré um com o pré dois, juntou ainda alunos do primeiro ano com o segundo, e para finalizar juntou os alunos da terceira série com alunos da quarta série, todos juntos. Só porque somos do interior, nossas crianças não tem direito nem a um professor? Que ensino essas crianças vão ter?” questionou.
Em resposta aos questionamentos dos pais em relação as séries multisseriadas, a secretária de Educação Flávia Zanfeliz justificou que é um ato comum à menor densidade populacional e a necessidade de otimizar recursos humanos e físicos.
As turmas multisseriadas são um modelo de organização escolar em que alunos de diferentes séries são agrupados em uma mesma sala de aula, sendo ensinados pelo mesmo professor.
Esse formato é comumente aplicado em escolas do interior, onde o número de alunos é reduzido e não é viável a criação de turmas separadas para cada série.
Conforme Flávia, a Secretaria de Educação, com base no número de alunos, orientou a formação de três turmas, deixando o agrupamento a critério da escola de acordo com o que fosse pedagogicamente mais adequado para os estudantes e para a organização da própria escola.
A secretária salientou que na tarde desta sexta-feira, 14, uma equipe de profissionais visitou a escola para acompanhar o funcionamento e o andamento das turmas. Flávia ressaltou ainda que qualquer dúvida sobre esse processo, as pessoas devem procurar a Secretaria de Educação para esclarecimento e orientações.