Prefeito Adiló Didomenico havia feito a solicitação ao governo federal na última semana
A Caixa Econômica Federal comunicou a prefeitura de Caxias do Sul nesta segunda-feira, 20, que foi aprovada a liberação da parcela do saque calamidade do Fgts para toda a população do município, não só para os atingidos diretamente pela calamidade. Essa havia sido uma solicitação do prefeito Adilo Didomenico ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ao presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, e também teve a intermediação da deputada federal, Denise Pessôa.
O saque calamidade do Fgts tem um teto de R$ 6.220,00. Quem tiver o valor para sacar já pode se cadastrar no aplicativo da Caixa e fazer a solicitação. “A calamidade vai impactar toda nossa economia. Esta liberação do Fgts vai ajudar muito a cidade”, disse Adiló.
Solicitação pelo aplicativo
Pelo Aplicativo Fgts basta ir na opção: “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”: Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência. No processo, serão solicitados alguns documentos, então tenha em mãos:
- Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
- Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros) emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Não sendo possível a validação, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada.