Proposição do vereador Rafael Bueno foi aprovado por unanimidade na sessão desta quinta-feira
Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram por unanimidade na sessão desta quinta-feira, 10, o projeto do vereador Rafael Bueno (PDT), encaminhado à Comissão de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Cduh) do município, o pedido para nomear a Estrada Municipal localizada em São Vergílio da 6ª Légua, com o nome de Sezínio Luiz Portolan.
Com a aprovação, o texto segue agora para o Executivo Municipal, onde será sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico.
Sobre o homenageado:
Sezinio Luiz Portolan faleceu no começo da noite de 24 de abril de 2024, em Farroupilha, aos 89 anos. Portolan fundou a Rádio Spaço FM e, em veículos de comunicação, também foi diretor das Rádios Miriam, em Caravaggio, e Maristela, em Torres. Ele foi presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha, secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, secretário municipal de Obras e Viação, secretário municipal de Administração, presidente do Hospital Beneficente São Carlos e fundador de associações como a Farroupilhense Pró-Saúde e de Desportos Saturno.
Devido à intensa participação na comunidade, em 2003, recebeu o título de Cidadão Farroupilhense e, 2014, a medalha Mérito de Farroupilha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Lançou o livro “Farroupilha: Memórias em Viva Voz”. Na publicação, transcreveu 47 entrevistas conduzidas por ele com pessoas que fizeram parte do início e do desenvolvimento da cidade da Serra. Portolan nasceu no interior de Caxias do Sul, em São Virgílio da 6ª Légua, mas a maior parte da vida passou em Farroupilha, onde casou com Maria Vieceli Portolan, já falecida, e teve quatro filhos: Jerônimo, Lúcia, Rogério e Rodrigo. Ele deixou cinco netos: Jerônimo Filho, Maria Luiza, Râmi Augusto, Vinícius e Lucas.
Sezinio Portolan foi um dos grandes empreendedores da comunicação da Serra Gaúcha e no RioGrande do Sul. Ainda quando diretor da Rádio Miriam, de Farroupilha, transmitiu sua paixão pelo rádio para os filhos, colaboradores e netos. Em 1989, fundou a Spaço FM 100.9, emissora que logo conquistou e mantém até hoje grande prestígio na comunidade farroupilhense e regional. Na direção da emissora, junto com os filhos, tornou a Spaço FM Classe Especial e a mais potente emissora do Interior do Estado do RS.
Em 2019, a emissora completou 30 anos de atuação, recebendo uma homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul, proposta pelo vereador Rafael Bueno. A emissora sediada em Farroupilha é conhecida como “A rádio dos melhores ouvintes” e busca constantemente a interação com a comunidade, com programação para todos públicos, apresentando diversidade de assuntos e formatos.
Portolan contava que em meados da década de 1950 se mudou para a comunidade de Caravaggio, em Farroupilha, para administrar o hotel comprado por seu pai. Porém, anos depois uma oportunidade fez com que fosse encarregado pela operação e manutenção de uma emissora recéminstalada naquela localidade, conciliando seu emprego no hotel. Na década de 1970, foi oferecido a Portolan uma parceria para que assumisse juntamente com o amigo Avelino Maggioni a criação da Rádio Publicidade Maggi-Plan. Cinco anos depois, Maggioni se envolveu na política e se tornou prefeito de Farroupilha. Com isso, Portolan comprou sua parte da sociedade e começou a pensar na busca de uma concessão própria, mas em frequência modulada: o FM. Já havia uma proposta do governo para que quem quisesse se habilitar a instalar emissoras de FM poderia tentar.
Como um visionário, Portolan investiu em um levantamento socioeconômico de Farroupilha com o intuito de mostrar a capacidade de Farroupilha em contar com uma FM. O governo negou o pedido, mas incluiu um canal para investimentos futuros. Alguns anos depois foi aberto edital para concorrência de um canal de FM, e a Rádio Publicidade Maggi-Plan venceu a concorrência. Ao longo do processo, já se iniciava a estruturação da rádio.
Portolan modificou seu contrato social acrescentando na sociedade da empresa sua esposa Maria Viecelli Portolan e os quatro filhos: Lúcia, Jerônimo, Rogério e Rodrigo. Por fim, em 1989 foi publicada a concessão para a Rádio Publicidade Maggi-Plan Ltda no Diário Oficial da União. O prazo concedido para a implantação foi de um ano, sendo que a emissora denominada Spaço FM entrou no ar antes do tempo estipulado, em 23 de setembro de 1989.
O primeiro transmissor foi instalado no bairro Bela Vista. Com o tempo, o sinal precisou ser ampliado e o transmissor foi transferido para uma área na comunidade de Linha Julieta, interior do município, onde está a torre e as antenas até hoje, com seus 126 metros de altura.
No começo, o estúdio e o escritório ficavam na Rua Rui Barbosa, no centro de Farroupilha. Ao todo eram cinco funcionários, sendo eles, a jornalista Ana Mandelli, o locutor Jorge Gilberto Lazzari e os filhos de SezInio, Rogério, Lúcia e Rodrigo. Em 1998, a rádio foi instalada no endereço atual, na Avenida Paulo Broilo, divisa do Centro com o bairro São Luiz.
A Rádio Spaço foi uma das primeiras FMs da Serra Gaúcha a incluir o jornalismo na programação, que foi pensada priorizando a informação, fugindo da elitização ou da maneira muito popularizada de fazer rádio. Por toda essa brilhante trajetória, é justa a homenagem ao Sezínio Luiz Portolan.