Caso aconteceu no início de julho, durante abordagem da Patrulha Ambiental da Brigada Militar
O Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado pela Brigada Militar para apurar a conduta dos dois agentes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) envolvidos na abordagem e na morte do agricultor Valdemar Both, 54 anos, em Santa Maria, no dia 1º de julho, foi concluído. A investigação apontou que os dois policiais agiram em legítima defesa e que não houve negligência no atendimento da ocorrência.
Na época, os policiais haviam sido afastados de suas funções. Segundo nota, “A Brigada Militar informa que o inquérito foi resultado de uma apuração minuciosa, e após análise dos elementos de prova, concluiu-se, no âmbito das investigações, que os policiais militares atuaram em legítima defesa”. Confira na íntegra:
“A Corregedoria-Geral da Brigada Militar informa que foi concluído o Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado para apurar as circunstâncias da ocorrência registrada no município de Santa Maria, em 1º de julho, durante ação da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
A Brigada Militar informa que o inquérito foi resultado de uma apuração minuciosa, e após análise dos elementos de prova, concluiu-se, no âmbito das investigações, que os policiais militares atuaram em legítima defesa. Com a finalização do procedimento, os autos foram encaminhados à Justiça, nos termos da legislação vigente.”