Profissionais da área criticaram a mudança no currículo
O novo currículo escolar da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, publicado no final de 2021 pela Secretaria da Educação (Seduc), não prevê a disciplina de educação física na grade de atividades para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio.
De acordo com a Seduc, a mudança na grade curricular segue as diretrizes do novo ensino médio e será implementada durante este ano em todo o território nacional. Entidades que representam a área criticaram a mudança no currículo. A Delegacia Regional da Federação Internacional da Educação Física (Fiep) enviou um documento ao governo do estado, que defende a manutenção da disciplina nos anos finais do ensino médio.
Confira a nota da Secretaria da Educação
A partir da implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia toda a Educação Básica brasileira, tanto na rede pública quanto na rede privada, o Novo Ensino Médio surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.
Esta mudança abre espaço para uma nova organização curricular permitindo a composição de um currículo que proponha, além dos componentes curriculares, a oferta de clubes, oficinas, projetos, incubadoras, núcleos de estudo, de criação artística, entre outros espaços que podem ampliar também a prática e a cultura do esporte nos sistemas e instituições escolares. A referida proposta dialoga com as Metas do Plano Nacional e Estadual de Educação.
Pela proposta, o primeiro ano, que inicia em 2022, contempla a formação geral básica. Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas normais de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida e sua relação com o mundo do trabalho.
No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) destaca ainda que a prática da Educação Física segue presente no currículo na formação geral básica e será desenvolvida também nos Itinerários Formativos, onde será ofertada nas trilhas formativas da área das Linguagens e suas Tecnologias e eletivas.
A finalidade é possibilitar que os estudantes participem de práticas diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, proporcionando oportunidades para a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens.