Nas últimas semanas, novos casos foram registrados
A prefeitura de Farroupilha faz um alerta para as empresas da cidade sobre um suposto golpe utilizando o nome de Secretarias Municipais. Conforme alguns relatos recebidos, pessoas estariam enviando e-mails para empreendimentos sugerindo uma “notificação de irregularidade no alvará de funcionamento”. Somente nas últimas semanas, ao menos três casos foram relatados ao Poder Público.
Os e-mails contém uma “denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura”, setor que sequer existe dentro da Administração Municipal. Além disso, estipulam um prazo para a regularização e contém um anexo, identificado como “REQUERIMENTOS” com um link que deve ser tratado como suspeito.
Alguns e-mail são assinados por um suposto servidor público chamado “José Carlos” ou então “Bruno de Souza Oliveira S. Martins”, que seria diretor do departamento inexistente.
Conforme o secretário Thiago Galvan, toda e qualquer notificação que a prefeitura envia para empresas contém, sem exceção, um número do Processo SEI, sistema utilizado para tais medidas, e estão devidamente assinados digitalmente. Além disso, vale lembrar que o domínio dos e-mails da prefeitura de Farroupilha é @farroupilha.rs.gov.br
A prefeitura ainda informa que já está tomando as medidas cabíveis para estes casos.