Serão realizadas três audiências públicas para debater ocupação do espaço
O prefeito Adiló Didomenico recebeu representantes da União das Associações de Bairros (UAB) e da Amaesa na tarde desta quarta-feira, 15. O grupo fez alguns questionamentos referentes à proposta de ocupação da Maesa, que está com consulta pública aberta no site da prefeitura.
A secretária de Planejamento, Margarete Bender, que fez parte da primeira comissão referente ao tema, pontuou as primeiras diretrizes estabelecidas e reforçou que todas estão contempladas na atual proposta. “Desde o início são diretrizes abrigar secretarias municipais, disponibilizar área pública para lazer dos cidadãos, ter museu referente à indústria, preservando o histórico da Maesa, ter mercado público e ter um processo de gestão que seja economicamente sustentável. Tudo isso segue na atual proposta”, afirmou.
O prefeito destacou que a proposta ainda não é um projeto definitivo, justamente por estar com consulta pública aberta no momento. “Inclusive a legislação exige consulta de 30 dias e estamos trabalhando com 60 dias, para que todas as pessoas interessadas tenham tempo de contribuir”, pontuou.
Durante esse período também serão realizadas três Audiências Públicas, sendo a primeira dia 29 de março, promovida pela Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, da Câmara de Vereadores. As duas seguintes, dias 14 e 25 de abril serão promovidas pelo Executivo.
A consulta pública está disponível em tinyurl.com/consulta-maesa. Qualquer pessoa pode fazer questionamentos e contribuições à proposta.
Os estudos realizados pelo Escritório de Parcerias Estratégicas apontou, após realizar estudos de cenário, a concessão patrocinada como alternativa mais viável para viabilizar a reforma e ocupação do espaço, em um prazo de até 12 anos e custo estimado em mais de R$ 100 milhões. O projeto prevê acesso gratuito e o uso público do complexo cultural e turístico, mesclado com espaços para empreendimentos privados como lojas, gastronomia e hospedagem.
Também estavam presentes os secretários de Governo, Flávio Cassina, de Cultura, Cristina Calcagnotto, a Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, o líder do governo na Câmara, vereador Lucas Diel, e a equipe do Escritório de Parcerias.
Audiências públicas
- 29/3 – promovida pela frente parlamentar A Maesa É Nossa
- 14/4 – promovida pelo Executivo
- 25/4 – promovida pelo Executivo