Estruturas estão localizadas no Parque dos Pinheiros, na Praça da Bandeira e na Praça da Emancipação
Com olhar sensível às necessidades especiais, os três Parques Inclusivos de Farroupilha completaram um ano nesta segunda-feira, 21, sendo um local de confraternização, convivência e conscientização entre crianças e adultos. Localizados no Parque dos Pinheiros, na Praça da Bandeira e na Praça da Emancipação, os espaços transformaram não apenas o espaço, mas também a forma de brincar e se divertir.
Prova disso, é a utilização do parque pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Escola de Educação Especial Sol Nascente, que estiveram presentes na Praça da Emancipação aproveitando o dia de sol e calor. Acompanhados das professoras Magda Crestani, Janete Perin e Franciele Chiele Hendgs, além da monitora Maria Eduarda Bazzo, os alunos do turno da manhã aproveitaram para brincar e realizar um piquenique na sombra das árvores.
Os parquinhos contam com brinquedos como circuito inclusivo, tobogãs, escorregadores, rampa de cordas, jogo da velha, quadros para escrita com giz, entre outros, todos adaptados, além de rampas de acesso e guarda-corpos metálicos. Os brinquedos oferecem ainda oportunidades de desenvolvimento sensorial e cognitivo.
O piso tátil foi caracterizado com borracha colorida que demarca espaço para algumas brincadeiras e atividades, além de ser acessível para cadeiras de rodas, o que amortece quedas e previne acidentes. O objetivo principal dos Parques Inclusivos é proporcionar que crianças com necessidades especiais interajam com as demais em um espaço adaptado e com brinquedos e experiências sensoriais que servirão a ambos, com segurança e de forma divertida.