Estrutura contará com mais de 2,2 mil metros quadrados de área construída
A Prefeitura de Farroupilha ressalta que as obras de construção do novo Posto de Saúde Central de Farroupilha seguem em andamento. Com cerca de 16% de seu total efetuado, o tempo firme dos últimos dias tem auxiliado na sequência dos trabalhos.
Conforme o setor de fiscalização do Poder Público, nesta semana foram concluídas as sapatas e vigas baldrame para o subsolo, o reaterro desta parte foi finalizado na tarde desta quinta-feira, 28. A próxima etapa será a colocação da brita e a expectativa da empresa responsável pela obra é de que no final da próxima semana seja feita a concretagem e o polimento do piso.
Com um investimento superior a R$ 6 milhões, a nova estrutura — classificada como Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte 5, contará com mais de 2,2 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos. O subsolo será destinado ao estacionamento de veículos e ambulâncias, enquanto os dois andares superiores concentrarão os atendimentos à população, com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacina, observação, curativos, acolhimento, atendimento materno-infantil e inalação coletiva.
As UBSs Porte 5 são consideradas unidades de referência nos territórios onde são implantadas, oferecendo serviços ampliados, modernos e voltados à promoção da saúde e do bem-estar das comunidades. No Rio Grande do Sul, apenas Farroupilha e Porto Alegre contarão com uma estrutura deste porte.
Atendimento durante as obras
Durante o período de construção da nova UBS Central, os atendimentos seguem sendo prestados em outros pontos do município:
– Vacinação: Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Rua Luiz Busetti, bairro São Luiz);
– Atendimento odontológico: Posto de Saúde do bairro Primeiro de Maio I (Rua Antônio Sachet, 17);
– Consultas médicas: Centro de Saúde (Avenida Armando Antonello, 522).
A Prefeitura de Farroupilha segue acompanhando o andamento da obra, que representa um importante avanço para qualificar e ampliar a estrutura da atenção básica à saúde no município.