Condição crítica será na quarta e na quinta-feira, aponta boletim
O Aviso Hidrometeorológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente indica que a intensificação e avanço de um sistema de baixa pressão pode dar origem a um ciclone extratropical nos próximos dias no Rio Grande do Sul.
O boletim divulgado nesta segunda-feira, 10, alerta para temporais, chuvas volumosas e rajadas de vento intensas sobre o Estado, que resultam em possibilidade elevada de inundação nos rios Caí e Sinos, e enxurradas em outros rios. A condição mais crítica será a partir da quarta, com chuvas entre 60 e 100 milímetros no dia. Na região Norte, a chuva pode atingir até 150 milímetros. Na quinta, é prevista a formação do ciclone, com risco de temporais e chuvas fortes em boa parte do estado.
Previsão do Tempo
Na terça-feira, 11, a atuação de uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade da Amazônia, intensificará as instabilidades na metade Norte do Rio Grande do Sul. Entre o Noroeste, Norte e o Nordeste gaúcho, há risco de temporais isolados, acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. São esperados acumulados entre 40 e 60 mm por dia, podendo chegar pontualmente aos 75 mm dia na região Norte, devido às chuvas persistentes.
Na quarta-feira, 12, com o sistema de baixa pressão se intensificando e avançando em direção ao Rio Grande do Sul, as chuvas ganham força em praticamente todas as regiões, sendo persistentes e com forte intensidade. Há risco de volumes em torno dos 60 aos 100 mm/dia na metade Norte do Estado, devendo chegar aos 150 mm/dia, pontualmente. São esperados transtornos associados, como deslizamentos, queda de barreiras e enxurradas.
Também há condições para temporais acompanhados de eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, isoladamente. Ao longo do dia, os ventos ganhando força no Litoral, deixarão o mar agitado e com risco de ressaca.
Na quinta-feira, 13, com a formação de um ciclone extratropical, há risco de temporais com chuvas fortes sobre o Norte, Nordeste, Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento variam entre 80 e 110 km/h, mantendo o mar agitado e com ressaca marítima. As chuvas constantes, favorecerão acumulados em torno dos 45 e 60 mm/dia.
Na sexta-feira, 14. o avanço do ciclone para o mar tende a favorecer o tempo estável sobre boa parte do Estado. Contudo, segue a condição de chuva sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre e Leste gaúcho, com acumulados entre 20 e 35 mm/dia. Os ventos variam de 40 a 65 km/h no Litoral gaúcho e mantém o mar agitado com ressaca marítima.
