Ambos tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro
O senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas) foi o primeiro nome a ser lançado como pré-candidato ao governo do RS, mas com o nome de Onyx Lorenzoni (PL), surgiu a possibilidade de uma mudança no contexto da disputa.
Ambos tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, porém o senador ressaltou que não irá retirar seu nome do páreo, salientando que até hoje venceu todas as sete eleições que disputou. “Não tenho medo de enfrentar qualquer eleição”, declarou.
Heizen ressaltou que o ideal é que não existissem as duas pré-candidaturas, porém não será essa a eleição que fará ele desistir.
Ele também comentou porque votou pela derrubada do veto de Bolsonaro ao Fundo Eleitoral de R$ 5,7 bilhões que buscava reduzir a quantia a menos da metade para os partidos usarem na disputa eleitoral deste ano.
Conforme o senador, é impossível fazer uma campanha à majoritária com tantos nomes na disputa e com um gasto onde as pessoas físicas estão com dificuldades de disponibilizar esses recursos.
Ele ressaltou que é necessário a ajuda do recurso público, justificando que os países mais desenvolvidos como Alemanha, Japão Estados Unidos, entre outros, usam esse sistema eleitoral.