Presidente lembrou que os canais de diálogo estão abertos, e que as negociações seguem em curso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, 3, que as negociações com os Estados Unidos em razão do tarifaço imposto por Donald Trump exigem cautela e diplomacia. Segundo Lula, há limites para o confronto com o governo norte-americano, e nem tudo o que ele pensa pode ser dito publicamente.
A declaração ocorreu durante o encerramento do evento nacional do PT, em Brasília, e acontece em meio ao agravamento das tensões entre os dois países. Recentemente, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e a Casa Branca aplicou sanções ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, que permite a punição de estrangeiros.
Lula reafirmou que o Brasil está aberto ao diálogo e destacou que propostas já foram apresentadas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo chanceler Mauro Vieira. “Não queremos confusão, mas também não temos medo”, afirmou o petista. Ele ainda citou uma frase do cantor Chico Buarque para resumir sua postura. “O PT não fala fino com os Estados Unidos nem grosso com a Bolívia”, frisou.