Inah Canabarro Lucas nasceu em 1908 e era bisneta de David Canabarro
A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, pessoa mais velha do mundo, morreu aos 116 anos nesta quarta-feira, 30. Ela vivia na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre.
Irmã Inah havia assumido o posto de pessoa mais velha em janeiro, após a morte de Tomiko Itooka, do Japão, em 29 de dezembro, de acordo com ranking do instituto de pesquisa da LongeviQuest
Inah Canabarro Lucas nasceu em São Francisco de Assis, no oeste gaúcho, oficialmente, em 8 de junho de 1908. Porém, ela garantia que a data correta era anterior: 27 de maio.
Colorada de coração, nasceu antes que o próprio Internacional. O clube foi fundado em 1909. O rival Grêmio tinha apenas cinco anos de fundação quando a freira nasceu. O Brasil era uma República há 18 anos e faltava ainda seis anos para a Primeira Guerra Mundial.
Bisneta do general David Canabarro, herói da Guerra dos Farrapos, ela tornou-se freira após estudar no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Após formar-se professora, morou no Uruguai e no Rio de Janeiro, até retornar ao Rio Grande do Sul, no início dos anos 1940.