Apenas os trabalhadores afetados pela chuva é que podem realizar o pedido
Os moradores afetados pelas chuvas em Farroupilha, Santa Tereza e São Marcos já estão habilitados a solicitar o saque calamidade do Fgts. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.
Além dos três municípios da Serra, outras cidades do estado contempladas são Agudo, Anta Gorda, Candelária, Encantado, Feliz, Porto Alegre e Porto Xavier. Por um novo decreto de maio, a Caixa também informa que não existe mais a necessidade do intervalo de 12 meses entre dois saques. Há trabalhadores que também foram afetados por eventos climáticos do ano passado.
O saque calamidade pode ser solicitado pelo aplicativo do Fgts. Apenas os trabalhadores afetados pela chuva é que podem realizar o pedido. Para receber a medida, os municípios informam as áreas afetadas.
A Caixa também esclarece que outras cidades que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência podem solicitar o benefício. O cadastro das cidades passa pelo envio de documentação ao banco e aprovação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Caxias do Sul é um dos municípios que está solicitando a medida.